body { -webkit-user-select: none !important; -moz-user-select: -moz-none !important; -ms-user-select: none !important; user-select: none !important; } expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

1 de jun. de 2018

Pegando a estrada: Campo Grande a Santa Catarina, conhecendo algumas praias



Essa não foi a nossa primeira viagem longa de carro, mas a mais distante, confesso que fiquei bem preocupada, pois, seria um pouco mais de 1300 km (Campo Grande-Santa Catarina) foram 14 pedágios de ida, num total de R$100,70...Mas posso garantir que foi a melhor que fizemos. Com paradas e sem correria...não saímos de Campo Grande tão cedo, mas tínhamos programado a nossa parada para pernoite em Londrina, por isso, antecipadamente reservamos hotel. Tudo saiu como o esperado e pudemos descansar antes da segunda etapa da viagem.



Nosso destino: São José, onde mora o meu pai, irmãos e a esposa dele. Chegamos no inicio da noite cansados, mas muito bem acolhidos depois de uma longa viagem. Gratidão é a palavra.

Bom, conheci muito pouco de São José, a cidade é muito movimentada o tempo todo. O município faz parte da região metropolitana de Florianópolis, a capital catarinense. 

Na beira-mar tem pista de caminhada, ciclovias, parque infantil e equipamentos de alongamento. Cidade pulsante, sua economia é uma das maiores do estado.

Durante nossa estada choveu um bocado, mas isso não nos impediu de aproveitar cada momento. Claro que para conhecer tudo precisaríamos de pelo menos um mês, mas foi o suficiente para se apaixonar pelo estado catarinense.

Vamos conferir sobre a viagem? Começaremos pelas praias, então siga-nos...

Praia da Joaquina
Com ondas constantes durante todo o ano, a Joaquina é a queridinha entre turistas, surfistas e moradores de Florianópolis. Com uma extensão de 3 km de praia e localizada a 15 km do centro de Florianópolis, a Praia da "Joaca”, como é chamada por seus frequentadores, é conhecida internacionalmente por ser umas das praias mais propícias para o surf. Vizinha da Praia Mole reúne jovens, famílias e esportistas.


Cartão postal, é bastante movimentada e com uma excelente infraestrutura turística. As ondas fortes que chegam a 3 metros, 'arrebentam' longe da areia, tornando-se ótima para crianças, pois, tem longa faixa de águas mais rasas.


É a praia mais famosa de Floripa, recebe diariamente muitos ônibus de excursão, quem for de carro é bom ir cedinho para garantir o estacionamento.


Você gosta de sandboard, surf sobre a areia? Pode se preparar, as dunas mais famosas do sul do país estão lá, à disposição de todos que curtem o sandboard. Antes de chegar à praia da Joaquina você passará pelas dunas da Joaquina, uma área de preservação permanente.



O aglomerado de rochas, situado à esquerda, chama a atenção pelo tamanho das pedras, perfeita para tirar fotos. 

Praia Mole
Sabe aquele dia que você sai sem destino certo? Então, esse dia foi um desses... já tínhamos conhecido a Praia da Joaquina, os Mirantes, a Lagoa da Conceição e pela manhã fizemos um passeio pelo Mercado Municipal no Centro de Floripa. Um dia carrancudo, sem sol e muito vento...


Decidimos então, conhecer a Praia Mole, linda de viver. Localizada a 15km do centro de Florianópolis, está entre a Barra da Lagoa e a Joaquina, a praia é uma das mais famosas da ilha e uma das prediletas dos surfistas, por causa das suas águas claras e agitadas. Nesta praia são realizados campeonatos de surf e outros esportes náuticos.  

Praticantes de parapente aproveitam as encostas como rampas de decolagem e fazem um show no céu.


Para não perder a viagem subimos as rochas para contemplar a paisagem do local. Lá existe um posto salva-vidas muito bem equipado para atender possíveis ocorrências de afogamento e acidentes. Aproveitamos para conversar com os salva-vidas que nos indicaram a Praia da Barra da Lagoa ótima para crianças. Seguimos a sugestão, e foi a melhor coisa que fizemos.


Por estar na beira da Rodovia SC-406 é mais complicado receber ônibus de turismo. Para chegar até a praia Mole é necessário caminhar por uma pequena trilha. Os estacionamentos para carros são em terreno próximos, geralmente em meio às árvores, e são cobrados. Ou estacionar, como fizemos, na própria rodovia e caminhar pelas trilhas até chegar na praia.



Não recomendo esta praia para crianças, além das fortes ondas a profundidade aumenta abruptamente. 

A não ser que aproveite a areia fofa para fazer castelinhos, correr e jogar frescobol.


Não vi muitas opções de barracas, bares e restaurantes, não sei se é por causa do período, então é bom levar seu lanchinho e sua bebida.

 Águas-vivas

Para completar a Praia Mole estava cheia de águas-vivas não só no mar, mas na areia (fomos em janeiro), tempo bastante fechado e com ventos fortes.


A incidência de água-viva nas praias de Santa Catarina, conforme os bombeiros, depende do vento, da maré e da temperatura do mar. Com a água quente, elas se reproduzem mais. Quando o vento sopra em direção à praia possibilita uma maior concentração de águas-vivas.


A sensação de queimadura causada pelo envenenamento da água-viva é aliviada com a ajuda de vinagre, produto que não falta nos postos guarda-vidas.

Para evitar os ataques de águas-vivas, a orientação é que os banhistas fiquem de olho nas bandeiras de cor lilás espalhadas pelas praias, já que elas indicam a presença de animais marinhos perigosos. Mas não vimos placas nessa área em que estávamos .... Meu filho foi queimado na perna e teve todo atendimento necessário pelos salva-vidas.

O que fazer em caso de queimaduras
O Corpo de Bombeiros orienta que, no caso de ser tocado por um desses animais, o banhista use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele e alivia a dor.
Uma dica é procurar um posto de guarda-vidas para ter orientações e também para passar o vinagre, que fica à disposição dos banhistas em borrifadores.
Em caso de pessoas com alguma predisposição alérgica, que apresentarem dores pelo corpo, mal-estar ou vômito, é preciso ficar atento e buscar atendimento médico imediatamente.

O que NÃO se deve fazer se for queimado por água-viva:

·         Encostar na área afetada, pois pode queimar a mão e espalhar o veneno para outras partes do corpo;
·        Jogar água doce no local, isso só irá potencializar a ação do veneno;
·       Coçar e esfregar.

Praia Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa, pertence ao Distrito da Barra da Lagoa, localiza-se na Costa Leste da Ilha de Santa Catarina, a 20 quilômetros de Floripa. Uma boa opção para um banho de mar tranquilo, ótimo para as crianças. É a maior comunidade pesqueira da cidade, sendo bastante povoada, e com muitas opções de pousadas e restaurantes.


 Um balanço na areia chama a atenção das crianças, e é claro dos adultos. Depois de um dia agitado, conseguimos contemplar a beleza do local. As crianças jogaram frescobol, brincaram na areia, a água e os ventos gelados nos afastaram do mar, mas valeu a pena ver o por do sol se despedir de um dia maravilhoso.


A caminhada por sua faixa de areia branca e fina é um bom exercício em qualquer época do ano. 

Abrigo de uma base do Projeto Tamar, é popular e eclética, sendo muito procurada por surfistas e famílias. Inclusive, há diversas escolas e instrutores para a prática de esportes náuticos na região. 


A estrutura de receptivo costuma cativar os visitantes pela flexibilidade de preços para todos os bolsos. Lá existe um estreito canal que liga o mar à Lagoa da Conceição, um passeio bem interessante.
  
Palhoça

Praia da Guarda do Embaú
Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, esta pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. 


O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Na margem esquerda do rio, podem ser encontrados vestígios de arte rupestre. 


Outra atração é a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia.

Abaixo algumas fotos dos passeios:

Para esquerda ou para a direita?


Uma prancha e uma placa com o nome do surfista Ricardinho colocadas no centrinho da Guarda em homenagem ao atleta (reconhecido no mundo do surfe, que lutava pela valorização do local foi assassinado em 2015).









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seu comentário.