body { -webkit-user-select: none !important; -moz-user-select: -moz-none !important; -ms-user-select: none !important; user-select: none !important; } expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

1 de jun. de 2018

Floripa: Opções de lugares para contemplar paisagens únicas




Mirante Morro da Cruz

O alto do Morro da Cruz proporciona a mais bela visão de Florianópolis, seja de dia ou à noite. Com apenas alguns passos é possível visualizar as baías norte e sul, a região continental, a costa leste da Ilha, o Aeroporto Hercílio Luz e, de quebra, as pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. 



Os 285 metros de altitude não transformam o Morro da Cruz no mais alto da cidade, mas sim no ponto que une a facilidade de acesso ao visual privilegiado.  


A visita ao mirante é gratuita e o acesso mais comum é feito pela avenida do Antão, rota utilizada pela única linha de ônibus que chega ao Morro da Cruz. O morador ou turista que visitar o local aproveitará melhor o passeio em dias claros, com sol, para que todos os pontos da cidade possam ser vistos com nitidez. 




Do alto do Morro da Cruz, local onde funcionam algumas das emissoras de rádio e televisão da cidade.

O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz ou Maciço Central de Florianópolis, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade. De forma levemente sinuosa, com largura média de 800 m, o Morro da Cruz se estende por quase 5 km no sentido das Baía Norte e Sul. 

O Morro da Cruz é um dos melhores pontos para se contemplar uma vista panorâmica de Florianópolis, permitindo uma visão privilegiada das duas baías, das pontes que ligam a ilha ao continente e  dos bairros na região continental. Em dias claros, pode-se avistar também grande parte dos municípios da grande Florianópolis, como Palhoça, São José e Biguaçu. 





No patamar junto à cruz, é possível visualizar os bairros da Trindade, da Agronômica, do Saco Grande, do Itacorubi , do João Paulo,  de Cacupé e a Barra do Sambaqui. Em direção ao sul, é possível ver o aeroporto Hercílio Luz.


Como chegar:

O principal acesso ao mirante do Morro da Cruz é feito pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), por meio do bairro Agronômica, cujas curvas sinuosas também permitem uma vista panorâmica da cidade. Ao final da estrada chega-se a um pequeno largo, que serve de estacionamento tanto para as emissoras de TV e radiodifusão, quanto aos turistas que visitam o local. Para se chegar ao mirante, caminhe pela via à esquerda dos prédios. A entrada é gratuita.



É aconselhável não permanecer no local durante a noite.
  
Mirante do Morro da Lagoa da Conceição
Este ponto, no alto do Morro da Lagoa, tem vista para o Leste da Ilha. Os bairros Lagoa da Conceição, Canto da Lagoa (até o Morro do Badejo), o Centrinho da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, a Praia da Joaquina e a Ilha do Xavier (em frente à Praia Mole) podem ser avistados deste local. Para ver o amanhecer e nascer do sol, este é o local indicado. 



Lagoa da Conceição 
Situada no centro geográfico da ilha - e ponto estratégico para seguir em todas as direções -, a Lagoa da Conceição não é famosa apenas por ser o point noturno de Florianópolis. O cartão-postal é emoldurado por construções antigas, vilas de pescadores com bares e restaurantes, núcleos de artesanato, escolas de windsurf... Para apreciar de cima os 15 quilômetros quadrados do espelho d´água e seus arredores, siga para o mirante do Morro da Lagoa.

É comum encontrar praticantes de wind e kitesurf, vela, caiaque e stand-up paddle nas águas da lagoa. Nos arredores, as praias vizinhas reúnem surfistas enquanto as dunas atraem os adeptos do sandboard. Dos morros em volta partem parapentes e asas-delta. Já as trilhas são invadidas pelas turmas do trekking e da mountain bike.

Restaurantes, bares com música ao vivo e cafés para todo os gostos, paladares e estilos tomam conta da região, em especial na área conhecida como "Centinho". Com informações Férias Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seu comentário.