body { -webkit-user-select: none !important; -moz-user-select: -moz-none !important; -ms-user-select: none !important; user-select: none !important; } expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

21 de nov. de 2016

Pegando a estrada: Aquidauana




Este foi um daqueles passeios rapidinhos que amamos fazer até nos fins de semana. É... pegar estrada também faz parte das nossas aventuras, nesta fomos parar em Aquidauana - 137 quilômetros da Capital sul-mato-grossense Campo Grande, cerca de 1h50 pela BR 262- uma cidade gostosa de viver, que abrange parte do Pantanal. Presenteia-nos com cenários únicos e encanta os visitantes pela cultura, natureza e a gastronomia regional.

Meu filho Nícolas com 8 anos e sua irmãzinha aqui com 5 meses conhecem desde cedo a diversidade cultural, marcada pelo homem pantaneiro. 

O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura quanto o sossego. São diversos opções de passeios, acomodações e atrações todas acompanhados por guias de campo.

Prestigiamos o Festival Pantaneiro, um evento que faz parte do calendário oficial do estado. O Festival reúne o que há de melhor da região pantaneira, seja nos costumes, cultura, artesanato, tradições, música, esporte, competições, shows e culinária.



Na volta decidimos voltar pela estrada parque de Piraputanga, aí sim...pudemos aproveitar a paisagem e desfrutar momentos no rio Aquidauana.  Simplesmente indescritível. É um tipo de passeio que exige alguns cuidados com as crianças, pelas altas temperaturas o uso de protetor solar é essencial, ao mesmo tempo roupas frescas para enfrentar o calorão. Ah, frutas e muita água também devem fazer parte da "matula" (comida de viagem) e muita energia sobrando para aproveitar o dia.

Rio Aquidauana


Sem dúvida, deu para fazer essa mini viagem com os pequenos tranquilamente e torná-la divertida. Que essas viagens tragam um pedacinho de um novo mundo, cheio de novidades e lugares incríveis.

Comida de comitiva - Foto: Prefeitura de Aquidauana


Comida de comitiva: Na cozinha pantaneira estão: o quebra-torto, macarrão de comitiva, churrasco de pranchão soleado e uma roda de tereré.

Carne, peixe, mandioca e a bebida gelada de mate são a base dessa cultura, que se espalha pelas planícies alagadas do Mato Grosso do Sul. Muito da cozinha pantaneira vem dos hábitos das comitivas, os grupos percorre as estradas boiadeiras levando o gado de um lugar para outro – a região Centro-Oeste concentra a pecuária de corte no Brasil, o país com o maior rebanho de gado comercial no mundo.

Amo macarrão de Comitiva, para quem nunca provou que tal fazer casa. Experimente esta receita do chef Paulo Machado, grande conhecedor da gastronomia regional pantaneira. Delícia!

Macarrão de Comitiva

Serve: 4 pessoas 

Tempo de preparo: 45 minutos 
Grau de dificuldade: Iniciante 
Cortes alternativos: Carne Seca Corte: Carne de sol

Ingredientes 450 g de carne de sol 400 g de macarrão comprido (espaguete) 30 ml de suco de laranja 15 ml de azeite de oliva 4 dentes de alho Água quente a gosto Cheiro verde picado a gosto

Modo de preparo: Corte em pedaços pequenos e irregulares a carne e lave em bastante água. Refogue o alho (socado em pilão) no óleo quente. Junte a carne de sol e frite. Coloque o suco de laranja e quando estiver dourada acrescente a massa quebrada em até três partes. Misture bem. Frite sem queimar. Coloque água aos poucos, sem mexer e cozinhe até que a massa fique al dente. Retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva com cheiro verde picado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seu comentário.